Apercebi-me este fim de semana daquilo que deve ser óbvio há muito para toda (ou quase toda) a gente.
1. Há quem de facto faça sacrificíos para não engordar e ao aumento de peso a resposta de que é organismo, a constituição ou o que seja não é uma resposta correcta. Tudo isto porque lhe reparei no cuidado ao jantar com que não comeu o arroz e, no final, a fatia de bolo foi apenas para não dizer que não. E estávamos em casa dela.
2. Também no 'hosting' há um saber que se aprende. Não basta convidar e depois seguir sem mais, como se nada fosse.
E assim se compreende a diferença entre os jantares de sexta e de sábado. Não é bem para lembrar mas fica sempre bem saber que:
* Quando os convidados chegam se deve servir qualquer coisa - no copo e para entreter o dente
* Considerando que se trata de um casal, organizar de forma a que os convidados não fiquem sózinhos a maior parte do tempo
* A música não deve estar no volume máximo para se ouvir na cozinha, onde estão os anfitriões, sem deixar que os convidados se ouçam, na sala
* Vinhos diferentes não se misturam. Ideal mesmo é que o vinho seja sempre o mesmo ao longo da refeição mas se for diferente então não se serve um por cima do outro - entenda-se copo meio cheio e depois serve-se o segundo por cima do primeiro para encher o copo
* Escolher uma refeição para a qual a logística funcione efectivamente
Dos jantares do fim de semana ficou o seguinte:
Refeição 1: Entrada de vinho, tábua de queijos, frutos secos e batatas fritas; sopa de marisco com camarões de encher os olhos; coelho com cogumelos e arroz branco em pudim, salada de rúcula e sementes de sésamo; adult chocolate cake (como o meu, mas mais cozido e com cobertura de chocolate e amêndoa picada) - com inspiração das Two Fat ladies.
Fica a nota de um tabuleiro na mesa de apoio que mantinha as travessas quentes na mesa de apoio enquanto a refeição decorria.
Refeição 2: Fondue de atum, camarão e espargos - em água com vinho branco e especiarias, salada com nozes e batata assada; sobremesa de frutas e molho tipo maizena com canela.
Fica a nota que nas refeições de fondue se tem que garantir que a lamparina não apaga e que tem que vir para a mesa com o líquido já quente e pronto a utilizar.